COMO ESCOLHER AS CORES PARA A DECORAÇÃO DA CASA

18 de novembro de 2019
Compartilhar:

PASSO A PASSO DE COMO ESCOLHER AS CORES CERTAS PARA A DECORAÇÃO DA CASA

Escolher cores para a casa é uma tarefa muito divertida! Mas, cuidado, pois isso pode ter um alto impacto sobre qualquer tipo de decoração. Por isso, é importante saber escolher os tons certos para cada tipo de ambiente. 

Sabe como fazer isto? Não se preocupe, porque montamos um pequeno guia que vai lhe ajudar – e muito – neste processo. Continue acompanhando o texto!

SAIBA POR QUE INVESTIR EM CORES PARA TRANSFORMAR O VISUAL DA CASA

Há um propósito em colorir os ambientes de uma casa. Não é apenas uma estratégia para alegrar os cenários decorados; dar mais luminosidade ou profundidade a determinado recanto. 

As cores podem influenciar em várias outras questões que vão além da estética espacial. Por exemplo, elas são capazes de mudar o humor das pessoas e o seu bem estar; estimular apetite; incentivar o amor.

Seguindo por este raciocínio, é possível dizer que as cores escolhidas e a forma com que são aplicadas nos ambientes pode alterar a percepção que se tem de certa decoração. Portanto, várias questões devem ser levadas em consideração na hora de estabelecer uma paleta. 

Qual o estímulo que se quer provocar nas pessoas através dos elementos? Alegria, paz, tranquilidade, animação, aconchego, nobreza ou outra? Decida!

As cores escolhidas precisam combinar não só com o projeto arquitetônico, com o estilo de decoração proposto, mas também com o perfil das pessoas que habitarão a casa. São os tons escolhidos que ditarão toda a atmosfera do lar! 

Pode-se, com eles, criar ilusões de ótica surpreendentes – como fazer um local parecer mais amplo e iluminado.  Para seu imóvel, estude cada espaço com carinho e se valha da beleza das cores!

FORMAS DE FAZER A ESCOLHA DE CORES PARA DECORAÇÃO DE AMBIENTES

Como escolher uma cor para um determinado ambiente? Bem, já foi dito antes que isso tem, em parte, a ver com a intenção do projetista e também com as preferências de seu cliente. 

Certamente, as cores off-white são a resposta mais segura, pois tendem a combinar com quase tudo. Mas, e se você quisesse ousar? Bem, daí precisa-se refletir mais sobre a questão.

O PASSO A PASSO

Saiba primeiro que, entre tantas opções existem, há cores que vão dar mais ideia de calmaria e frescor e outras o oposto. Observe a decoração de sua casa como um todo, pois será preciso equilibrar as coisas. 

Por exemplo, se optar por pintar as paredes do imóvel em em cor escura, o ideal é contrapor com móveis em tons mais claros ou neutros. Mas, claro, a situação – e orçamento – é que vai ditar as possibilidades!

Analise tudo aquilo que permanecerá nos ambientes – entre mobiliários e ornamentos. Depois, defina as áreas a serem pintadas. Observe a iluminação nesses locais – porque isso altera a percepção dos matizes. 

E separe numa lista das cores favoritas que possam provocar os efeitos desejados. Lembrando que cores quentes vão ajudar a estimular e frias a relaxar!

O CÍRCULO CROMÁTICO

Agora, e se quiser escolher não uma, mas várias cores para casa? Bem, existe uma ferramenta que se usa para isso, que é o ‘círculo cromático’. 

Ele serve para ilustrar as melhores combinações que se pode fazer das cores – entre as primárias, secundárias e terciárias – sem comprometer a harmonia dos ambientes. O objeto facilita a vida de quem quer comprar as tintas para a casa, por exemplo!

A SIMULAÇÃO 3D

Antes de sair comprando alguma coisa, teste, de alguma forma – pode ser por desenho ou maquete – a proposta de decoração. Já existem, inclusive, aplicativos para smartphones que foram desenvolvidos especialmente para isso. 

Alguns são vinculados às marcas, simulam os ambientes e até ajudam no cálculo de materiais. Basta tirar uma foto do ambiente e brincar de personalizá-lo!

OPÇÕES DE CORES PARA TODOS OS TIPOS DE AMBIENTES

ÁREAS EXTERNAS

A escolha das cores para a área externa da casa também é algo que deve ser discutido – o que será aplicado às fachadas, aos ambientes de sacadas, varandas, terraços e mais. Para setores assim ficam bem os tons terrosos. 

Mas, cuidado, porque quanto mais pigmentação de vermelho mais as superfícies desbotarão e demandarão manutenção.

O átrio ou hall de entrada é como um cartão-de-visitas! Por isso é essa área é considerada como uma das mais complicadas de definir uma paleta de cores. Em princípio, tudo fica bem no local! 

Mas, o certo é usar tons claros, já que esse espaço da casa costuma ser pequeno e sem janelas. Contudo, tons vibrantes podem apresentar melhor o conceito utilizado na decoração dos demais cômodos no interior do imóvel.

SALAS

Para salas em geral, tanto cores claras quanto escuras ficam bem. Claro, tudo vai depender do tamanho e o propósito dado à esses ambientes. 

Começando com a área de estar, é indicado cores como areia, erva-doce, salmão e outros nesta mesma linha – vão deixar o local com um visual bem acolhedor. Já para a área de jantar ideal são cores como rosa goiaba, laranja pêssego, verde maçã, vinho e terracota.

As salas de TV já é um caso à parte! O clima no local é mais intimista! O ambiente é bastante utilizado para que quer assistir filmes. 

Por isso, tem mais a ver com tons como cinza, e azul ou verde escuro. Tons quentes como os vermelho, amarelo e laranja só atrapalha a visão das pessoas.

“O preto (…) usado (…) de fundo para TV em uma sala de home theater, (…) dá destaque à tela, dando aquela aparência de um verdadeiro cinema. Já em uma parede da sala de jantar deixaria o clima pesado (…).” – Daniella Delafina e Amanda Gomes, em reportagem de Tua Casa.

ESCRITÓRIO

Para a área do home office, o certo seria aplicar uma cor que estimule criatividade. Nesse caso, o laranja é um fortíssimo candidato. O amarelo também seria uma boa alternativa – inclusive ajudando na concentração. 

Porém, se o tipo de ofício realizado no local exigir mais calmaria, podem-se substituir estas cores por azuis e verdes. Só cuidado para não provocar sono ou sensação de tristeza e desânimo!

QUARTO

Se existe uma cor perfeita para deixar qualquer um no clima certo para uma boa noite de sono esta é o azul. Mas, o quarto é uma área da casa bem pessoal. Por isso, é possível que você queira aplicar outra cor nela. 

Já sabe, tons claros dão uma ótima sensação de bem estar. Então, deixe os tons mais fortes para pequenos detalhes na decoração, como a cabeceira da cama.

Se seu quarto for de solteiro, use tons neutros nas paredes e nos móveis, e pontue com verdes, azul, rosa ou outra cor. Quarto de casal já pede uma temática mais romântica, que tem tudo a ver com vermelho, roxo, lilás, camomila, violeta e mais. E os quartos infantis já devem despertar a imaginação e a disposição dos pequenos, e o amarelo é perfeito para isto!

BANHEIRO E COZINHA

Está aqui dois ambientes do qual todos esperam que haja sempre muita limpeza e frescor, banheiro e cozinha. Para este primeiro, tons claros – como verde, azul e rosa – ajudariam, supostamente, a manter as energias positivas. 

Mas, claro, o branco total sempre será a cor certa para enfatizar a ideia de pureza, luz, higiene – como se o ambiente fosse um verdadeiro SPA.

E finalmente a cozinha! Para esse ambiente da casa o branco também é muito indicado. Acontece que é possível deixar o cômodo mais acolhedor, com jeito de família, estimulando nas pessoas apetite e afeto. Para isso, podem-se acrescentar muitos detalhes em vermelho e laranja – ficará lindo!

Já definiu por qual ambiente vai começar a mudança de cores em sua casa? Comece seu projeto o quanto antes!

Fonte: Blog Almoço de Sexta

Procure as melhores
oportunidades de imóveis
através do mapa Hoepcke.