Como montar um local de estudo produtivo
Um bom local de estudo é importantíssimo para fixar bem o conteúdo na mente e obter o sucesso. Pensando nisso e aproveitando que o ano letivo de grande parte das escolas acabou de começar (o das faculdades ainda não), resolvemos listar alguns elementos que devemos levar em conta na hora de escolher ou montar um ambiente para estudo.
Por exemplo: qual o ambiente mais indicado? E a iluminação? Nos acompanhe nestas dicas simples, mas que vão facilitar a sua vida.
1. Luz natural
O ideal é aproveitar ao máximo a luz natural. Locais próximos à janela e portas de varanda são muito indicados, mas é preciso estar atento ao barulho. Se o lugar escolhido for muito próximo à uma rua barulhenta, por exemplo, talvez seja melhor ver outro espaço. Lembre-se que, acima de tudo, é preciso você se sinta confortável. Portanto, a quantidade de luz precisa ser agradável, nada de sol na cara a ponto de precisar usar óculos escuros.
2. Organização
Um espaço bagunçado e com muitas distrações é tudo o que você NÃO precisa para seu cantinho de estudo. É sempre bom ter umas caixas organizadoras, gavetas e prateleiras por perto. Isso facilita o acesso ao material e dá mais conforto ao estudante. Ninguém merece uma escrivaninha bagunçada.
3. Móveis
É interessante notar que a escrivaninha “deve funcionar como uma ferramenta para o estudo”. Então, mais do que ser uma mesa, ela precisa ser funcional. Como fazer isso? Já citamos a importância de gavetas e prateleiras, mas além disso é bom que ela tenha pelo menos um metro de largura para colocar computador e caderno lado a lado. Ah, cores leves também, que não canse a vista e auxilie na concentração.
Ah, a foto do local de estudo que ilustra o post é de um dos decorados do Smart Hoepcke Miguel H. Daux e, não por acaso, seguiu todas essas dicas. O que acharam?